Página 1 de 20

UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRANDE ÍDOLO AYRTON SENNA, CONTADA PELO SEU PARCEIRO DE TREINOS E DIRETOR FINANCEIRO DA ADAB GERALDO MARANHÃO, EX CORREDOR DA PROVA DOS 200 e 400 METROS. 'Grande piloto e pessoa muito simpática', diz ex-atleta que puxava treinos de Ayrton Senna, 30 anos após 1º título

POR WILLIAM HELAL FILHO
O Globo

Mesmo acostumado com a adrenalina dos mais de 300km/h que alcançava com seu McLaren nos grandes prêmios de Fórmula-1, o ídolo Ayrton Senna não dispensava os treinos correndo a 14km/h na pista de atletismo da Universidade de São Paulo (USP). No dia 14 de agosto de 1988, ano em que o brasileiro ganharia seu primeiro título mundial, O GLOBO publicou uma reportagem sobre a preparação física de Senna para resistir ao estresse e exaustão das provas de automobilismo. Na época com 28 anos de idade, ele costumava dar 20 voltas no trajeto da USP, muitas delas ao lado do então velocista Geraldo Maranhão Junior, que entrava na pista quando o piloto começava a dar sinais de cansaço. - Eu era tipo um coelho (jargão do atletismo usado para definir o atleta que entra no treino para marcar o ritmo dos demais). Entrava depois de um tempo para dar estímulo e não deixar o rendimento dele cair muito até o final das voltas - relembra Maranhão, então com 19 anos e fã declarado de Senna. - Treinamos juntos durante muito tempo, e eu assistia a todas as provas dele. Era um grande piloto e uma pessoa muito simpática também. Sempre perguntava como eu estava, se estava precisando de alguma coisa. 
Aquele era o primeiro ano de Ayrton Senna pilotando pela McLaren e formando uma dupla endiabrada com o francês e grande rival Alain Prost, que na época já era bicampeão mundial. A reportagem sobre a preparação do brasileiro foi publicada dias depois do GP da Hungria, décima prova daquela temporada de 30 anos atrás. Em primeiro lugar no ranking, Senna tinha vencido seis etapas, contra quatro de Prost. O francês se recuperou e venceu mais três provas no segundo semestre, mas o paulista se segurou, vencendo mais dois circuitos. Senna terminou o ano apenas três pontos na frente e conquistou o primeiro de seus três títulos mundiais.

Para muitos, parece que foi ontem. Às vezes, é até difícil de acreditar que um dos maiores ídolos do Brasil já se foi faz 20 anos. Sim, o tempo pode ter passado, mas a lembrança de Ayrton Senna ainda é forte na cabeça de muitos dos milhões de fãs do piloto. Era em um dia como este que ele nos deixava. Em um feriado do dia do trabalhador, um primeiro de maio, do ano de 1994, após um acidente fatal. Considerado um dos melhores pilotos de toda a história, Senna também tinha um forte carisma fora das pistas por conta de sua atitude corajosa, vencedora, seu espírito solidário, além de ser um lutador incansável, que insistia em plantar as sementes da ética no terreno espinhoso da Fórmula-1. A ADAB rende homenagens a esse gigante!

Por meio de um dispositivo legal, milhares de projetos esportivos estão mudando para melhorar a vida de jovens e adultos em todas as regiões do Brasil. E melhor ainda: #NãoCustaNada.

#LeiDeIncentivo ao Esporte estimula pessoas e empresas a patrocinar e fazer doações para projetos esportivos e paradesportivos em troca de incentivos fiscais. Para pessoa física, o desconto pode chegar a 6% no valor do Imposto de Renda devido. E para pessoa jurídica tributada com base no lucro real o abatimento é de até 1%. Saiba mais: www.esporte.gov.br

Final de semana de muito Atletismo para a ADAB, da base "raiz" na primeira etapa do Circuito Vale do Ribeira de Atletismo disputado na cidade de Cubatão ao altíssimo rendimento no Grande Prêmio Brasil CAIXA de Atletismo disputado na cidade de Bragança Paulista. No sábado estivemos representados pelos associados Luciane Deboni, Brunno Reys, Jeferson Sabino, Rogério Bispo e pelos dirigentes Maria do Carmo Custódio, Elisângela Maria Adriano, Antônio Cosme da Silva e Wlamir Motta Campos. No domingo a "família ADAB" esteve presente em Bragança Paulista através dos associados Luciane Deboni, Rogério Bispo, Rosemar Coelho Neto, Jeferson Sabino, Leonardo Elisiario, Joana Costa, Nelio Moura, Tânia de Paula Moura, Neilton Moura, Lia Oliveira e dos dirigentes Elisa Xavier, Maria do Carmo Custódio, Antônio Cosme da Silva, Fernando de Oliveira e Wlamir Motta Campos.

O dia do nosso curso está chegando e estamos a todo vapor.

Temos uma ótima notícia pra você que vem de fora de São Paulo:

Serão disponibilizados os alojamentos da ARENA para pernoite sem custo adicional.

Aproveite veja abaixo alguns tópicos que serão abordados e faça sua inscrição através do link:

https://www.eventbrite.com.br/e/treinamento-para-provas-de-…

Neste sábado foi dada a largada da temporada 2019 do Circuito Vale do Ribeira de Atletismo com a realização da primeira etapa na cidade de Cubatão. O evento foi fantástico, o atletismo "raiz" contagiou todos que estiveram no Centro Poliesportivo Professor Roberto Dick. A ADAB faz um agradecimento muito especial ao Professor Roberto Dick que nos honrou com a sua presença! Temos a certeza que o Circuito Vale do Ribeira está cumprindo a sua missão de fomentar e democratizar a prática do Atletismo em nosso país! Nosso muito obrigado ao Professor Adilson Ramos de Oliveira, nosso anfitrião, bem como a todos os participantes que se deslocaram de várias cidades do Vale do Ribeira e do litoral paulista. A ADAB esteve presente no evento através dos associados Rogério Bispo, Jeferson Sabino, Luciane Deboni, Bruno Reys e dos dirigentes Antônio Cosme da Silva, Maria do Carmo Custódio, Elisângela Maria Adriano e Wlamir Motta Campos.

Hoje é dia de celebramos o aniversário do nosso líder e Presidente da ADAB Clodoaldo Lopes do Carmo que completa 51 anos, dos quais 39 dedicados ao atletismo. Desejamos a você Clodoaldo Lopes do Carmo, muita saúde, paz, harmonia e prosperidade.Clodoaldo Lopes do Carmo tem em seu brilhante currículo a participação em cinco Jogos Olímpicos (Barcelona, Atlanta, Pequim, Londres e Rio), sendo dois como atleta e três como treinador. Nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 Clodoaldo foi finalista na prova dos 3000 metros com obstáculos. Feliz Aniversário Presidente!

Está chegando a hora! A cidade de Cubatão será o palco da primeira etapa 2019 do Circuito Vale do Ribeira de Atletismo. Nesse ano o circuito cresceu e contará com etapas em pistas sintéticas, como Cubatão e Praia Grande. Convidamos toda a comunidade do Atletismo para esse grande evento que democratiza e fomenta a prática do Atletismo. A participação é gratuita, não existe a cobrança de nenhuma taxa. Os três primeiros colocados de cada prova receberão medalhas. Essa primeira etapa faz parte das comemorações do Aniversário da Cidade de Cubatão. O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Cubatão e do Circuito Vale do Ribeira de Atletismo e conta com o apoio institucional da ADAB. Informações e inscrições através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Professor Cosme). A ADAB faz um agradecimento muito especial ao Professor Adilson Ramos de Oliveira, atleta consagrado e treinador, ele será o nosso anfitrião em Cubatão.

Hoje é dia de homenagearmos nosso associado Professor Nelio Moura, treinador bicampeão Olímpico. Nelio tem sido técnico de seleções brasileiras de atletismo desde 1990, com destaque para cinco participações em Jogos Olímpicos; cinco em Jogos Pan-americanos e 19 Campeonatos Mundiais de Adultos. Nelio Alfano Moura concluiu o mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - Instituto Educacional Piracicabano em 2006. Atualmente é Treinador de Saltos e Corridas com Barreiras no Esporte Clube Pinheiros e Coordenador de Atletismo do Centro de Excelência Esportiva do Governo do Estado de São Paulo. Professor de Atletismo no centro Universitário - Faculdades Metropolitanas Unidas. Conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2018 com os atletas Maureen Maggi e Irving Saladino. Feliz Aniversário, muito obrigado pela sua jornada de vida em favor do Atletismo. A ADAB deseja a você muita saúde, harmonia, paz e prosperidade.
@neliomoura.mmatletismo

Curso ADAB – Treinamento para Provas de Média e Longa Duração
Treinamento Contemporâneo – Das Provas de Pista às Provas de Rua

Seguindo o que dispõe o seu Estatuto no Capítulo II Art 5° e sua Missão, a ADAB – Associação Desportiva Atletismo Brasil, preparou um curso com a finalidade de promover, fomentar massificar, democratizar e disseminar o conhecimento.
Nosso objetivo é muito claro. Contribuir com o seu contínuo desenvolvimento através da capacitação dos profissionais que atuam diretamente na orientação e prática do atletismo.

.Objetivo do Curso

Suprir a demanda e carência de metodologia, aplicação e fundamento científico de técnicas de treinamento, avaliação e progressão de cargas para uma melhor performance dos atletas e praticantes.
O curso tem em vista o desenvolvimento e capacitação destes profissionais e dos atletas praticantes para que tenham maior consciência técnica e corporal de suas competências.

.Público Alvo

Técnicos de Atletismo, Educadores e Preparadores Físicos e Atletas Amadores e Profissionais.
Data e Local

Dias: 18 e 19/05/ 2019
Horários:
Sábado: Das 08:00 às 12:00 – 14:00 às 18:00
Domingo: Das 08:00 às 12:00

.Local: Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra – Rua Tiradentes, 1845 – Santa Terezinha, São Bernardo do Campo

.Preletores:

Clodoaldo do Carmo
Fernando de Oliveira

Inscrição
Faça sua inscrição através do link (Veja BIO): https://www.eventbrite.com.br/e/treinamento-para-provas-de-…

Valores e Forma de Pagamento

Valor Total: R$ 215,00

.Associados da ADAB tem 30% de desconto. Caso não tenha recebido o e-mail com o código, entre em contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

.Pagamento à vista, Cartão de Crédito ou Boleto Bancário via plataforma de inscrição.

Apoio: UFLA - Universidade Federal de Lavras

No dia 23 de abril terá início o Circuito de Atletismo Escolar de Cajati, cidade localizada no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. A ADAB é parceira desse circuito que tem como finalidade fomentar a prática do Atletismo e descobrir novos talentos. Nosso cumprimentos ao Professor Erivan Carneiro, mentor do evento.

ADAB presente no Congresso Olímpico Brasileiro através dos associados Jeferson Sabino, atleta olímpico, Wlamir Motta Campos, diretor jurídico e vice-presidente da CBAt, Thaissa Presti, medalhista olímpica e Arnaldo Oliveira, medalhista olímpico.

O que os dentes têm a ver com o esporte?

Absolutamente tudo!

 Problemas bucais como infecções, traumas e má oclusão podem afetar o desempenho dos atletas.

Da mesma forma, dietas e hábitos esportivos podem interferir na saúde bucal.

Tendo em vista essas particularidades dos atletas, a Odontologia do Esporte visa promover, além de saúde bucal adequada, uma melhora no seu rendimento físico!!! Seguem algumas inter-relações Odonto-Esporte:

 A má oclusão interfere na absorção de nutrientes, já que a digestão começa na boca, com a “quebra” dos alimentos.

Se essa quebra não é feita corretamente, pedaços maiores de alimento chegam ao intestino e este não consegue aproveitar todos os nutrientes. A consequência são fadigas musculares.

 Por vezes, os atletas fazem o apertamento dos dentes como uma forma de equilibrar o trabalho de força. 
Isso pode causar trincas e desgastes dentários, bem como dores de cabeça.
Os protetores bucais são indicados para prevenir traumas e proteger de impactos.

 Sobre infecções que possam estar presentes na cavidade oral, corre-se o risco dos microorganismos “ganharem” a circulação sanguínea e migrarem para diferentes partes do corpo.

No quesito alimentação, os isotônicos e energéticos, que fazem parte do dia a dia dos atletas, favorecem alterações na flora da cavidade bucal devido ao seu caráter ácido (e por vezes ricas em açúcares). A acidez estimula a erosão podendo levar à sensibilidade dos dentes.
Além disso, por conta de dieta e suplementação rica em sacarose pode haver alto índice de cárie e consequentemente risco de dor e estresse comprometendo a concentração.

Esperamos que estas dicas ajudem cada um a cuidar da saúde como um todo a fim de que a performance não seja prejudicada. 
Caso desejem maiores esclarecimentos sobre estes ou outros assuntos relacionados, procure um profissional especializado.

Hoje realizamos mais uma entrega da Campanha Tênis Solidário. Os beneficiários foram os jovens atletas da medalhista olímpica e Treinadora Rosemar Coelho Neto. Foram entregues 30 tênis, além de camisetas, bonés, squeezes e sacolinhas. Rosemar Coelho Neto é treinadora do SESI exercendo suas atividades nas cidades de Registro e Miracatu, localizadas no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. Agradecemos a todos os doadores pelo sucesso da Campanha Tênis Solidário. Com essa doação desde o início da campanha já entregamos 1337 pares de tênis para crianças e jovens atendidas por projetos que utilizam o Atletismo como ferramenta de inclusão e transformação social. 
@rosemarcoelhoneto

CBAt participa das comemorações do Dia do Jogo Limpo
Assessoria de Comunicação da CBAt 10/04/2019

Vice-presidente da entidade, Wlamir Motta Campos, esteve em Ceilândia (DF) a convite da Secretaria Especial do Esporte e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem em evento mundial programado pela WADA
Bragança Paulista - O vice-presidente Wlamir Motta Campos representou nesta quarta-feira (10/4) a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) nas comemorações do Dia do Jogo Limpo - Play True Day, a convite da Secretaria Especial do Esporte e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), no Centro Olímpico e Paralímpico de Ceilândia, no Distrito Federal.

Wlamir disse que aproveitou a oportunidade para conversar com o Secretário Especial do Esporte, general Marco Aurélio Vieira, e agradecer a ampliação do programa Bolsa Atleta e a posição assertiva com relação aos repasses das verbas da Lei Agnelo/Piva ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

"Aproveitei também o encontro para solicitar uma reunião formal para que a CBAt possa fazer gestões junto ao Governo Federal nos colocando à disposição para somar esforços em favor do esporte e da sociedade", disse o dirigente.

As comemorações do Play True Day fazem parte de uma campanha mundial do Jogo Limpo, patrocinada pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês). O objetivo é a conscientização dos atletas, equipes de suporte e público esportivo sobre a luta global contra a dopagem no esporte.

O evento contou com oficinas para crianças, adolescentes, idosos e professores do COP, além da presença dos atletas paralímpicos Ariosvaldo Fernandes, o Parré, e Sérgio Oliva, e as jogadoras do Brasília Vôlei. A secretária executiva de Políticas Públicas de Esporte, Denise Cunha, que já foi secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), representou a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

A Caixa é a patrocinadora do atletismo brasileiro.

Hoje é comemorado o "Play True Day", "Dia do Jogo Limpo", campanha mundial do Jogo Limpo, patrocinado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês). O Play True Day tem como objetivo a conscientização dos atletas, equipe de suporte do atleta e público esportivo sobre a luta global contra a dopagem no esporte, tendo em vista que um é dos problemas que o esporte enfrenta nesta última década. A ADAB defende e busca permanentemente o fair play no esporte! Viva o jogo limpo!

Página 1 de 20

Parceiros